FAQs

O QUE ACONTECERÁ SE EU QUEIMAR UMA PEÇA QUE AINDA NÃO ESTÁ SECA?
Seguindo o processo acima, essa peça EXPLODIRÁ (isso mesmo!) dentro do forno, afetando outras peças que porventura estiverem ao seu lado.
COMO DEVO FAZER UMA QUEIMA PARA BISCOITO?
Antes de tudo, tenha a certeza de que a ou as peças estão totalmente secas. Se estiverem secas, monte o forno de forma bem organizada para que haja liberação de toda e qualquer manifestação orgânica durante a queima, que deverá iniciar vagarosamente, com a porta do forno aberta, mais ou menos 5 cm, e as chaminés abertas também. Comece, repetimos, vagarosamente, de 100 em 100ºC, demorando 5 minutos em cada etapa, até 350-400ºC. Depois disso, todo material orgânico que estiver dentro do forno se dissipou (a partir de 200ºC não há matéria orgânica que resista) e você já pode fechar a porta e a chaminé e regular o forno para queima até 800ºC (nossa recomendação), se desejar. Quando chegar em 800ºC, realize um PATAMAR, ou seja, demore mais 05 minutos nessa temperatura, por segurança. Com a experiência, você identificará modos mais fáceis de efetuar essa operação.
O QUE ACONTECERÁ SE EU QUEIMAR A PEÇA EM BISCOITO COM MENOS TEMPERATURA?
Com certeza, você já comeu um salgado, uma coxinha, por exemplo, que estava corada por fora e ao mordê-la teve a infeliz experiência de morder uma coisa crua. Acontecerá a mesma coisa, por fora estará bem queimada, com aspecto agradável, mas, se você quebrar essa peça, constatará que existem partes cruas, não queimadas, que colocarão em risco a queima posterior do esmalte.
QUAL A TEMPERATURA DE QUEIMA PARA SE OBTER UMA PEÇA EM BISCOITO?
Depende do artista, mas, a partir de 800ºC é a nossa recomendação para se obter uma peça em biscoito totalmente queimada
O QUE É UMA PEÇA EM BISCOITO?
É a peça cerâmica sem esmalte, obtida após a primeira queima, a partir da modelagem da argila.
O QUE É UMA MOBÍLIA REFRATÁRIA?
São as placas e suportes que você terá que utilizar dentro do forno para empilhar as peças a serem queimadas, sejam elas em vidro, porcelana, cerâmica, alta e baixa ou peças em biscoito. Visite nossa linha de acessórios (em PRODUTOS), para melhor visualização.
DEVO COMPRAR UM FORNO DE ALTA OU BAIXA TEMPERATURA?
Se puder, compre o de alta temperatura, mesmo que você não a faça de imediato, mas, com certeza, com o seu despertar artístico, você terá o desejo de se aventurar em outras paradas
POSSO COLOCAR UM FORNO A GÁS EM MINHA CASA?
Ele é barulhento em função dos maçaricos e exige um espaço maior para instalação. Se isso não lhe ocasionar problemas com vizinhos ou com seus familiares, pode
FORNO ELÉTRICO COM AUTOMÁTICO OU SEM?
Dependerá do seu bolso, mas com programação automática voce terá mais recursos para os trabalhos com ARTES QUENTES.
FORNO À GÁS, ELÉTRICO, A LENHA ? POR ONDE COMEÇO?
Pelo elétrico, com grandes e respeitáveis fabricantes no mercado,(veja nossa lista de PARCEIROS) recomendamos os fornos elétricos por serem mais fáceis de operar. Cuidado, porém, com o tamanho de forno que voce for adquirir, pois isso envolve sua Potência em KW que irá requerer uma ligação trifásica em sua residência lhe causando gastos extra-equipamento. Com o tempo e após adquirir um pouquinho mais de experiência, voce saberá como optar por outras formas de queima.
POSSO PINTAR UMA PEÇA EM PONTO DE COURO?
Pode pintar. Você estará fazendo uma técnica chamada ENGOBE, em breve disponível no nosso espaço DICAS D+.
Que temperatura deve ser usada para queimar peças de cerâmicas, porcelana e vidro?
Vidro de baixa temperatura, ou seja, se você desejar pintar um copo, uma garrafa ou até um pote de vidro de conservas, nossa linha de produtos código TVF é apropriada para queima em 550º até 600º C, mas cuidado, porque acima disso os vidros entortarão.

Porcelana, envolvendo pratos, azulejos, potiches, travessas, etc, poderão ser queimados entre 750º até 800º C, sendo nossa linha TRPO apropriada para esse fim.

Cerâmica de baixa temperatura, envolvendo peças chamadas em biscoito, ou seja, peças em argila que já foram queimadas uma vez, devem ser queimadas, quando utilizada nossa linha de produtos GLC , TRF e GEL, a 980ºC.

Cerâmica de alta temperatura, envolvendo o mesmo tipo de peças em biscoito, e de acordo com o esmalte utilizado, poderá ser queimada a partir de 1100ºC, o que já consideramos uma queima de média alta temperatura. Normalmente, a partir de 1200ºC - 1260ºC, aí sim, já consideramos alta temperatura.

Alguns esmaltes mais duros, de nossa linha de produtos GLC-TRF-GEL, poderão ser aplicados para esse fim, bastando consultar nosso sac.triarte@uol.com.br para obter mais informações a respeito.
COMO IDENTIFICO QUE A PEÇA CERÂMICA JÁ ESTÁ EM PONTO DE COURO?
Levemente, faça um risco com a unha, repetimos, levemente e se ele ficar aparente, sem criar baixo relevo, já está em ponto de couro. Pela temperatura da peça, ao toque, se estiver mais para gelada do que para úmida, estará em ponto de couro.
O QUE É UMA PEÇA EM PONTO DE COURO?
Ponto de couro é quando a peça em argila, previamente modelada, encontra-se em estado apropriado para corte, riscos e interferências, sem danificar seu equilíbrio e sua estrutura.

Na TV TRIARTE, assista ao vídeo do artista plástico, Tácito Fernandes, que mostra, passo a passo, quando a argila atinge este ponto de couro.