Molde para FUSING, com FIBRA ou PAPEL CERÂMICO

MANTA CERÂMICA PAPEL CERÂMICO
NALCOAG – Veículo endurecedor (MAT 039)

Molde para FUSING

Faça um molde para VIDROFUSÃO (fusing), utilizando FIBRA ou PAPEL CERÂMICO:

Para você que ainda não conhece, o NALCOAG é um veículo apropriado para o endurecimento da fibra/manta cerâmica – FIRBRART.

A Triarte sugere que ele seja aplicado da seguinte forma:

1º – Corte a fibra ou manta (FIBRART) na medida em que deseja fazer o molde, recortando-a com uma folga de 10% a mais do tamanho pretendido.

Por exemplo, se você desejar fazer o molde de uma travessa quadrada de 20 cm, recorte a manta com 22 cm, recompensando, desta forma, o encolhimento natural depois da secagem.

2º – Estique sua manta/fibra em uma base bem reta, uniforme, que não apresente ondulações.

3º – Espalhe por toda a extensão, uma média de 100 gramas de NALCOAG, MAT 039, de modo que alcance todo o tamanho do papel.

Utilize um rolo de macarrão para espalhar o líquido endurecedor de forma bem homogênea, agindo dos dois lados da fibra, acrescentando um pouco mais de veículo se for necessário. O produto final será um material flexível como uma borracha fina, mas facilmente modelável.

4º – De posse do molde que você deseja reproduzir, por exemplo, a travessa de 20 cm, uma vez bem limpo, modele a parte interna do molde, fazendo com que toda a fibra cerâmica, previamente umedecida, preencha todo o espaço disponível (repetimos, pelo lado de dentro) e leve ao forno, pode ser o de cozinha, a 200ºC por 15 minutos.

Esse tempo será o suficiente para endurecer a fibra e desmoldá-la.

5º – Está pronto o seu molde para reprodução de algumas peças de vidro.

Lá vai mais uma Dica D+

Caso você precise fazer um molde mais fino e delicado, pode optar pelo PAPEL CERÂMICO (PAPERFIBER). O PAPEL CERÂMICO é também uma fibra cerâmica, mas muito mais fina.

Para endurecê-la, use o líquido endurecedor NALCOAG (MAT 039) e siga os mesmos passos da manta.

Gostaram?
Deixe seu comentário, sua crítica, sua sugestão ou sua dúvida, pois a nossa intenção é continuar ao longo dos anos trazendo mais e mais informações para vocês! Ah, não se esqueçam: CURTA NOSSA PÁGINA >> FACEBOOK << 😉

Equipe Triarte