Tradição milenar hindu, HOLI ou Festival das Cores é um festival realizado na Índia todos os anos no dia de lua cheia entre fevereiro e março, para se comemorar a chegada da Primavera.
Os historiadores contam que o Holi antecede em muitos séculos o nascimento de Cristo.
Celebra a vitória do bem contra o mal e o triunfo da devoção.
Apesar de esta ser uma festa colorida, existem vários outros aspectos de Holi, o que o torna tão importante para a cultura da Índia. Embora possa não ser tão evidente, um olhar mais atento e um pouco de pensamento revelará o significado do Holi em mais formas do que aquilo que simplesmente se vê. Holi celebra também a lenda de Radha e Krishna, que descreve o extremo prazer que Krishna teve na aplicação de cor sobre Radha e Gopis. Esta brincadeira de Krishna mais tarde, tornou-se uma tendência e uma parte das festividades do Holi. O festival tem também um significado religioso, mas foi o uso de pó colorido e água que o tornou famoso em todo o mundo!
Neste dia, as pessoas atiram tintas em pó das mais diversas cores umas às outras, deixando-as super coloridas!
Comemoram também com muita bebida, comida e música. Essa brincadeira começa quando crianças atiram as tintas aos pais e irmãos sendo que, no final, todos estão completamente pintados e coloridos. É uma verdadeira diversão!
Por muitas outras partes do mundo, ele tem sido replicado com sucesso.
Até aqui em São Paulo já aconteceu. Uma cidade bastante de cinzenta teve a oportunidade de se encher de cor! O evento aconteceu dia 28 de setembro/2013, no Parque Villa Lobos, em São Paulo.
Um abraço
Equipe Triarte